5 Maiores Desafios de Síndicos de Condomínios com a Pandemia

5 Maiores Desafios de Síndicos de Condomínios com a Pandemia

Pesquisa revela as principais questões enfrentadas por síndicos, gestores e administradoras de condomínios em mais de um ano de pandemia da Covid-19.

Moradores problemáticos, restrições às áreas de lazer, barulhos, reclamações em geral e aumento de encomendas são os cinco principais problemas vivenciados em condomínios pelos cerca de 3.200 síndicos de todo o Brasil participantes do Censo SíndicoNet 2021.

Realizado com mais de 5 mil pessoas em todo o país, entre síndicos moradores, síndicos profissionais, administradoras de condomínios, subsíndicos, conselheiros, presidentes e diretores de associações e condôminos. A pesquisa foi realizada nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal de 29 de março a 8 de abril de 2021.

1º Desafio: Moradores problemáticos
Com grande parte da população condominial vivendo mais tempo nos empreendimentos, o principal desafio vivenciado em condomínios são “Condôminos problemáticos”, apontado por 46% dos entrevistados.

2º Desafio: Restrições às áreas de lazer
A segunda situação observada por 42% das pessoas participantes do censo foram as restrições a áreas de lazer, como academia, piscinas, playgrounds, churrasqueiras e salões de festas.

3º Desafio: Barulhos em geral 
Apontado em 41% das respostas está o problema “Barulhos em geral”, que normalmente está entre os campeões de reclamações de boa parte dos condomínios. Com as pessoas permanecendo mais tempo em casa, morando, trabalhando, estudando, crianças confinadas brincando, é natural o aumento da produção de ruídos - e dos incomodados.  

4º Desafio: Reclamações gerais de moradores
Em quarto lugar vem “Reclamações gerais de moradores”, sinalizado em 36% das respostas do Censo SíndicoNet. 

5º Desafio: Aumento do volume de encomendas e delivery
Indicado em 29% das respostas, ocupando o quinto lugar, está o “Aumento do volume de encomendas e delivery”.

O levantamento mostra ainda outros itens que lideram a convivência em condomínios, após um ano de pandemia:
• “Aumento da inadimplência” (27%)
“Barulho de obras nas unidades” (25%)

E você o que achou da pesquisa?

 

Fonte: SindicoNet

Voltar

Postado 22 Jul, 2021