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Funções do Porteiro de Condomínio

Funções do Porteiro de Condomínio

O porteiro é a primeira impressão do condomínio. É ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades.  Ele também deve ser o cartão de visitas do local, mantendo um clima cordial, respeitoso e profissional na portaria.

É ele também o primeiro a sofrer com os assaltos e em geral, o porteiro é dominado e assim, o ladrão consegue entrar no condomínio. Por este motivo ele não deve temer barrar possíveis visitantes, afinal, liberar ou não pessoas depende apenas dos moradores, o porteiro executa as ordens que lhe foram dadas. Para manter a segurança do condomínio em dia, é importantíssimo lembrar que o porteiro deve ficar em um só lugar: na portaria.

Também vale ressaltar junto aos moradores sobre o que se pode ou não pedir ao porteiro. Em alguns casos, o abuso de “pequenos favores” feitos para o profissional pode configurar acúmulo de função.

FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE PORTARIA

Controle de acesso de visitantes

• Ao chegarem, o porteiro deve interfonar para a unidade indicada. Assim, o morador pode autorizar a entrada do visitante.
• Por questões de segurança, o porteiro deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora. Mesmo que seja chamado, não deve sair da guarita.
• Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante.
• Durante esse período, o estranho deve esperar do lado de fora do condomínio.
• Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização com o morador todas as vezes.

Recebimento de encomendas

• Nos casos de entrega de comida o profissional interfona para o morador vir retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio.
• Se a entrega for dos Correios, como pacotes, por exemplo, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo. Caso não haja ninguém na unidade, o porteiro pode receber o volume. Também nesse caso o entregador não adentra o condomínio
• Em alguns casos, ao final do turno, o profissional entrega os recebidos nas unidades (mas isso depende de cada local)

Prestadores de serviço/Concessionárias

• Só deixar entrar funcionários de empresas (como TV a cabo ou internet, por exemplo), após se certificar que houve pedido por parte dos moradores. Caso haja dúvida, o porteiro deve recorrer ao zelador.
• Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente funcionário.
• Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a administradora, também. A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção.
• Da mesma maneira, o porteiro deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão.
• Após ter deixado o profissional entrar, fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa.
• Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços. Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira.

Relação com os moradores

• O profissional deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida.
• Deve colaborar para o comprimento do regulamento interno.
• Deve alertar o zelador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.

Cotidiano do porteiro

• Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado, passando uma ideia de higiene.
• Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado.
• Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio.
• Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.

Para o porteiro trabalhar melhor

• Portaria blindada ou com boas condições de trabalho (bem ventilada e com um mínimo de espaço).
• Linha telefônica na portaria.
• Reciclagem a cada seis meses, para se manter atualizado.
• Conhecer bem os procedimentos do condomínio (síndico e zelador devem colaborar ao explicar bem as regras para o funcionário).
• Números de telefone de emergência, como polícia, bombeiros, administradora, síndico, zelador, delegacia mais próxima, empresa responsável pela manutenção dos elevadores.

Não pedir ao porteiro que...

• Descumpra as regras do condomínio.
• Carregue sacolas de compras.
• Manobre carros na garagem.
• “Fique de olho” nas crianças.
• “Sempre libere tal pessoa”.
• Guarde chaves das unidades ou de automóveis na portaria.

Legislação - SP 

Veja o que diz a convenção do Sindicato dos empregados de edifícios comerciais e residenciais de São Paulo sobre o trabalho do porteiro:

Parágrafo Segundo - Porteiro ou Vigia (diurno e noturno) é o empregado que executa os serviços de portaria, tais como:

a) Receber e distribuir a correspondência destinada aos condôminos ou inquilinos;
b) Transmitir e cumprir as ordens do zelador;
c) Fiscalizar a entrada e saída de pessoas;
d) Zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes de unidades autônomas;
e) Dar conhecimento ao zelador de todas as reclamações que ocorrerem durante a sua jornada.

Caso tenha mais dúvida contate a sua administradora para ajudar com outros dificuldades ou esclarecimentos.

 

Fonte: SindicoNet

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Postado 07 Fev, 2020