10 dicas para economizar água no seu condomínio

10 dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela está tão presente na nossa vida que muitas vezes não nos damos conta dos erros que cometemos ao utilizá-la, e só dimensionamos o quão indispensável ela é quando damos falta da mesma.

Veja abaixo algumas dicas que irão ajudar o seu condomínio a não disperdiçar e a economizar água.

1- Invista na qualidade da água
A primeira dica é procurar investir na qualidade da água do seu condomínio. Água de qualidade, além de proporcionar um bem para a saúde, é um excelente meio de economizar. Investir em uma máquina de compartilhamento de água para o seu condomínio pode ser um excelente investimento. Essas máquinas ficam em ambientes comuns do prédio, onde todos os moradores têm acesso e oferece água tratada e de ótima qualidade 24 horas por dia.

2- Tenha horários para regar os gramados
A grama deve ser regada pela manhã ou ao final da tarde, ou seja, em períodos que não se tem a presença forte do sol. Isso se torna positivo, pois evita a evaporação causada pelo calor.

3- Reaproveite a água do banho
É bem comum deixar a torneira aberta do chuveiro para que a água fria saia até que venha a água quente. Para evitar este desperdício, é interessante coletar esta água fria com um balde ou outro recipiente. Desta forma, esta água poderá ser reaproveitada em alguma limpeza, ou até mesmo substituir a descarga do vaso sanitário.

4- Banho adequado
Para que haja economia de água na hora do banho o ideal seria que a pessoa se ensaboe com o registro fechado e abra apenas na hora do enxágue.

5- Utilize a máquina de lavar roupa e louça corretamente
Uma máquina de lavar, com capacidade de lavagem de 5kg, gasta cerca de 100 litros de água a cada vez que é posta em funcionamento, não importando a quantidade de roupa que estiver dentro dela. Desta forma, a dica é utilizá-la quando estiver com o tanque cheio, e não para lavar apenas algumas peças de roupa. A máquina de lavar louça também deve ser utilizada da mesma maneira.

6- Escovando os dentes e lavando a louça
Sabe-se que uma torneira aberta libera de 5 a 20 litros de água por minuto. Desta maneira, só se deve abri-la quando for fazer o bochecho após a escovação dos dentes. No caso da louça, o registro só deve ser aberto para o enxágue de todo conteúdo que fora ensaboado e escovado anteriormente.

7- Lavando frutas, verduras e legumes
Ao lavar frutas, verduras ou legumes, utilize uma panela de água e economize muitos litros que seriam gastos com a torneira aberta. E mais, após, utilize a mesma água para regar as plantas.

8- Uso de aeradores no bico das torneira.
Como foi dito antes, uma torneira convencional despeja de 5 a 20 litros/minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo de água ou aeradores no bico das torneiras, esse valor pode chegar a menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de pelo menos 60%.

9- Lavar o carro com balde
Lavar o carro com a mangueira é um velho hábito exercido por muita gente, mas essa prática sai caro: pode chegar a 560 litros de água em apenas meia hora. Utilizando um balde, esse gasto fica muitas vezes menor. Em alguns países como por exemplo na cidade da California no EUA o governo estipula multa para quem lava carros e pátios com mangueira.

10- Regar as plantas com regador ao invés de mangueira
Além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, substituir a mangueira por um regador também é uma boa medida para economizar. Vale também pesquisar sobre sistemas de regadores inteligentes para as áreas comuns e abertas do seu condomínio.

Siga as dicas para economizar água acima, e você vai ver que além de ajudar o meio ambiente, no final do mês o resultado virá na conta da água.

 

Fonte: Townsq

Voltar

Postado 27 Set, 2019