10 dicas para diminuir o Reajuste Condominial

10 dicas para diminuir o Reajuste Condominial

Moradores e síndicos sempre se preocupam com os aumentos das taxas de condomínio que podem acontecer nos reajustes anuais. Um dos principais fatores que contribuem para o aumento são as convenções coletivas dos trabalhadores que ajustam anualmente de acordo com as diretrizes governamentais e sindicais para  ostrabalhadores de condomínios em São Paulo por exemplo. Além disso, temos o aumento do custo de eletricidade e saneamento básico que também impactam na elevação das taxas condominiais.

A diminuição do impacto dessa variação de custos pode ser conseguida com algumas ações inteligentes que podem até reduzir o valor do condomínio.

Veja 10 ideias criativas para proporcionar economia e evitar reajustes:

1- Instalar sensores de presença

Áreas comuns, como halls de elevadores, banheiros e corredores, podem ter as luzes funcionando somente quando alguém estiver presente. Incentivar moradores a fazer a instalação em suas casas e apartamentos vai ampliar a economia, que pode chegar a 75%.

2- Chamada Inteligente nos elevadores

Instalar um sistema de chamada inteligente nos elevadores, que registra as chamadas apenas para o elevador mais próximo do andar solicitante, pode reduzir a energia gasta com esse equipamento em até 40%, já que o número de chamadas duplicadas também diminui.

3- Reorganizar iluminação de garagens

Para  economizar ainda mais nos gastos de eletricidade, alterne luminárias entre ligadas e desligadas. Procure iluminar apenas as áreas de circulação, reduzindo a iluminação nas vagas.

4- Reusar água

A água que sai de lavadoras, pias e ralos pode ser reutilizada para limpeza de pátios e irrigação de jardins. Apesar de precisar de investimento no equipamento para tratamento, seu custo é diluído na redução da conta.

5- Captar água de chuva

A instalação de cisternas pode reduzir a conta de água em até 50%. Além disso, pode ser uma ajuda em tempos de crise hídrica.

6- Alugar terraço para antena

Dependendo da sua localização, é possível alugar o topo do prédio para instalação de antenas de comunicação. É uma renda extra que pode amenizar o impacto de reajustes e proporcionar acúmulo de caixa para benfeitorias no condomínio.

7- Lâmpadas LED

Promova a troca inteligente das lâmpadas compactas ou fluorescente pelas lâmpadas LED. Determine um valor mínimo mensal para a aquisição da nova iluminação que não traga problemas ao seu orçamento mensal. Em pouco tempo modernizará a iluminação de seu condomínio, sem a necessidade de rateios extraordinários e com grande economia financeira na conta de energia.

8- Fazer manutenção preventiva

O cuidado com os equipamentos do condomínio é um dos fatores que mais contribuem para evitar reajustes desnecessários. Mantenha uma agenda regular para vistorias.

9- Terceirizar

Gastos com funcionários são dos maiores custos de um condomínio. Hoje existem empresas sérias que terceirizam pessoal e serviços, como portarias remotas, que geram ainda mais economia.

10- Administração de Condomínios Moderna

Trabalhe com empresas de administração condominial com referência e que trabalhe bem a comunicação digital, que economize substancialmente com correio, cópias, logística e custos indiretos ligados a processos de impressão e postagem. A comunicação digital, além de menor custo, aumenta a qualidade na comunicação, facilita a organização, armazena as informações e agrega valor real ao empreendimento.

Nós da Revejo Administradora de Condomínios possuímos um moderno sistema através de aplicativo de celular que resolvem a maioria das necessidades dos moradores e síndicos. Solicite uma apresentação para o seu condomínio.
 

Voltar

Postado 27 Jan, 2021